fbpx

Sistema on e off grid! Sabe suas diferenças?

Com o crescente interesse em soluções energéticas sustentáveis e renováveis, a energia solar tem se destacado como uma das principais escolhas para a geração de eletricidade limpa. Ao explorar o mundo da energia solar, você provavelmente encontrará dois termos importantes: “On Grid” e “Off Grid”. Neste blogpost, vamos mergulhar na diferença entre esses dois sistemas e entender suas aplicações e benefícios únicos.

Sistema On Grid (Conectado à Rede):

O sistema On Grid é também conhecido como sistema conectado à rede elétrica. É o tipo mais comum de instalação de energia solar e está integrado à rede elétrica da concessionária local. Vejamos as principais características e benefícios desse sistema:

1. Integração com a rede elétrica:

Nesse sistema, os painéis solares convertem a luz solar em eletricidade, que é utilizada para alimentar os aparelhos e eletrodomésticos da casa. Quando o sistema solar produz mais eletricidade do que é consumida, o excesso é enviado de volta à rede elétrica, gerando créditos energéticos.

2. Créditos de energia (Net Metering):

O sistema On Grid normalmente opera com o sistema de créditos de energia (net metering). Isso significa que, quando o sistema solar produz mais eletricidade do que a casa consome, o excedente é injetado na rede e transformado em créditos. Esses créditos podem ser utilizados em momentos em que a produção solar é insuficiente, como à noite ou em dias nublados.

3.  Redução significativa na conta de energia:

Com a capacidade de gerar créditos de energia, o sistema On Grid oferece uma maneira eficiente de reduzir drasticamente (ou até mesmo eliminar) a conta de energia elétrica.

4.  Facilidade de instalação e manutenção:

A integração com a rede elétrica simplifica a instalação do sistema, e sua manutenção é relativamente direta.

 

 Sistema Off Grid (Desconectado da Rede):

O sistema Off Grid, como o próprio nome sugere, é independente da rede elétrica da concessionária. É uma opção adequada para áreas remotas ou lugares onde o acesso à rede elétrica é limitado ou inexistente. Vamos explorar suas principais características e vantagens:

1.  Autossuficiência energética:

O sistema Off Grid é projetado para gerar e armazenar toda a eletricidade necessária para abastecer a residência ou propriedade. É composto por painéis solares, baterias de armazenamento e um inversor que converte a energia dos painéis em eletricidade utilizável.

2.  Armazenamento de energia:

A principal diferença entre os sistemas Off Grid e On Grid é a presença de baterias de armazenamento no primeiro. Essas baterias acumulam o excesso de energia gerado pelos painéis solares durante o dia para uso durante a noite ou em dias nublados, garantindo o fornecimento contínuo de eletricidade.

3. Independência energética:

A principal vantagem do sistema Off Grid é sua independência total da rede elétrica. Isso torna essa solução ideal para locais remotos ou situações em que o acesso à eletricidade da concessionária não é possível ou é extremamente custoso.

4. Planejamento mais complexo:

Devido à necessidade de armazenamento de energia, a instalação de um sistema Off Grid requer um planejamento mais detalhado e cuidadoso. A seleção adequada do tamanho das baterias e dos painéis solares é fundamental para garantir um sistema eficiente e confiável.

Escolhendo o Sistema Adequado

A decisão entre um sistema On Grid e Off Grid dependerá das necessidades e das circunstâncias específicas de cada propriedade. O sistema On Grid é amplamente utilizado em áreas urbanas e suburbanas, onde a rede elétrica está disponível e permite economias significativas na conta de energia. Por outro lado, o sistema Off Grid é mais indicado para locais remotos ou isolados, onde a independência energética é essencial.

Independentemente da escolha, investir em energia solar é uma decisão ecologicamente responsável e economicamente vantajosa a longo prazo. A energia solar é uma fonte de eletricidade limpa, renovável e abundante, que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente. Antes de fazer a escolha final, é sempre recomendado consultar especialistas em energia solar para garantir que a solução adotada atenda às necessidades específicas de cada propriedade.

maintenance-engineer-solar-energy-systems-enginee-2022-11-14-08-52-36-utc

CONTATO

MATRIZ

FILIAL

© 2022 Nöthen Soluções em Engenharia LTDA. Todos os direitos reservados.