À medida que mais pessoas consideram a adoção de sistemas de energia solar, surge uma pergunta comum: é possível armazenar a energia solar? Neste blog, exploraremos as opções de armazenamento e como isso pode aumentar a autonomia da sua propriedade. Também discutiremos as diferenças entre sistemas on-grid e off-grid para ajudar você a entender melhor as opções.
Afinal, o armazenamento de energia solar é possível?
A resposta rápida é sim! E as baterias são a solução mais comum para isso.
Essas baterias de armazenamento permitem acumular a energia gerada pelos módulos (ou painéis) solares durante o dia para uso posterior, como à noite ou em dias nublados.
Essa capacidade de armazenamento aumenta significativamente a autonomia e a eficiência dos sistemas, proporcionando um fornecimento contínuo de eletricidade.
Quais sistemas possuem essa bateria?
Ao pesquisar sobre energia solar, você provavelmente encontrará dois termos importantes: on-grid e off-grid. Cada um deles possui aplicações e benefícios únicos que podem ser a escolha certa para você.
Sistema on-grid (conectado à rede)
O sistema on-grid é o tipo mais comum de instalação e está integrado à rede elétrica da concessionária elétrica local.
1. Ele é integrado à rede elétrica.
Os painéis solares convertem a luz em eletricidade, que é utilizada para alimentar os aparelhos da propriedade. Quando o sistema produz mais eletricidade do que o consumo, o excesso é enviado de volta à rede elétrica, gerando créditos.
2. Gera créditos de energia (net metering).
O sistema on-grid opera com o sistema de créditos de energia (net metering). Isso significa que, quando os módulos produzem mais eletricidade do que a residência ou comércio consome, o excedente é injetado na rede e transformado em créditos, que podem ser utilizados em momentos de produção insuficiente.
3. Reduz significativamente a sua conta de luz.
Com a capacidade de gerar créditos de energia, ele oferece uma maneira eficiente de reduzir a conta de energia elétrica.
Acesse o nosso blog Descubra como a Nöthen está transformando vidas com energia solar e veja relatos sobre a economia que nossos clientes estão experimentando.
4. É fácil de instalar e de manter.
A integração com a rede elétrica simplifica a instalação do sistema e sua manutenção é relativamente fácil, desde que feita por profissionais experientes, como a equipe da Nöthen! Saiba mais aqui.
Sistema off-grid (desconectado da rede)
O sistema off-grid é independente da rede elétrica da concessionária, sendo uma boa opção para áreas remotas ou lugares onde o acesso à rede é limitado.
1. Gera autossuficiência.
Ele é projetado para gerar e armazenar toda a eletricidade necessária para abastecer uma propriedade. É composto por módulos solares, baterias de armazenamento e um inversor que converte a energia dos painéis em eletricidade utilizável.
2. Armazena energia.
As baterias acumulam o excesso de energia gerado pelos painéis solares durante o dia para uso durante a noite ou em dias nublados, garantindo o fornecimento contínuo de eletricidade.
3. Gera independência da concessionária.
A principal vantagem do sistema off-grid é a independência da rede elétrica. Isso torna essa solução ideal para locais remotos ou situações em que o acesso à eletricidade da concessionária não é possível ou é muito custoso.
4. Exige um bom planejamento.
Essa instalação requer um planejamento mais detalhado e cuidadoso. A seleção adequada do tamanho das baterias e dos painéis é fundamental para garantir um sistema eficiente.
Por isso, você deve confiar em empresas que podem comprovar a qualidade do serviço e a experiência dos trabalhadores.
Como você pode perceber, a escolha entre um sistema on-grid e off-grid dependerá das necessidades e circunstâncias específicas de cada local. Independente da opção, investir em energia solar é ecologicamente responsável e economicamente vantajoso a longo prazo.
Antes de tomar sua decisão, venha conversar conosco! Juntos, encontraremos a solução ideal para atender às necessidades da sua propriedade.